Periquitos são, provavelmente, uma das aves de estimação mais populares do mundo. Eles também são extremamente inteligentes e, portanto, podem ser facilmente ensinados a falar. Porém, lembre-se de ser paciente porque é preciso tempo para que isso aconteça.Passos
1
Espere até que seu periquito tenha 3-4 meses de idade, antes de começar a ensiná-lo a falar.
2
Acostume o pássaro a você. É impossível ensinar um periquito a falar quando ele morre de medo de você.
3
Repita a palavra que você quer que o periquito aprenda. E mais uma vez. E mais uma vez. Continue repetindo isso. Tente usar no contexto assim você pode ser capaz de ensinar ao pássaro que ela significa. Por exemplo, quando você chegar perto do pássaro, diga "Oi" ou quando você sair, diga "Tchau". Claro, é muito mais divertido ensinar o seu periquito coisas mais criativas!
4
Mantenha sua voz animada. Periquitos tendem a aprender palavrões rapidamente já que eles são normalmente falados com raiva e animadamente. Portanto, tenha cuidado!
5
Tente escrever a palavra em algum papel e prenda-o perto da gaiola. Isso fará com que os visitantes leiam em voz alta e, possivelmente, também irá relembrar você!
6
Escute. Quando periquitos falam uma palavra, muitas vezes eles dizem tão baixo e rápido que você pode não perceber entre os barulhos habituais.
7
Coloque música. Quando seu periquito estiver feliz, coloque uma música para acalmá-lo. Sente-se em uma cadeira, fale com o pássaro e quando ele estiver pronto, desligue a música e saia do cômodo. Deixe ele sozinho por 3 min, volte, coloque a mão dentro da gaiola e diga as palavras que você está lhe ensinando como olá, adeus, não e sim. Na hora de dormir, leia uma história para o periquito. Quando ele estiver confortável, tire-o da gaiola. Deixe o pássaro voar e fale com ele. Coloque-o de volta na gaiola, ligue a música de novo. Coloque a mão dentro da gaiola e a deixe parada. Não mova sua mão; suavemente pronuncie a palavra que você está ensinando ao seu pássaro.
Dicas
Durante o treinamento, se ele morder, tente não reagir muito alto, o que pode assustar o seu amigo periquito e fazer com que ele perca sua calma ou o interesse em dizer o que você acabou de ensinar.
É preciso muito tempo e paciência. Pode parecer que nunca vai acontecer, mas apenas continue tentando e, eventualmente, ele vai falar.
Converse com seu periquito gentilmente, então ele vai ouvi-lo facilmente.
Periquitos machos são mais vocais do que as fêmeas, assim você terá uma chance melhor de ensinar um macho a falar.
Periquitos imitam melhor sons duros como os do D, B, T, etc.
Não tente ensiná-lo a falar assim que ele chegar na sua casa, deixe-o repousar por cerca de 1-3 semanas.
Periquitos parecem achar mais fácil aprender com mulheres e crianças, o que indica que se você tem uma voz mais aguda ele vai aprender mais rápido.
Antes de tentar treinar seu amigo periquito a falar, certifique-se que ele está calmo e está acostumado com você mexendo a sua mão ao redor dele, sem bater as asas ou gritar. O importante é ter certeza de que o periquito está descontraído e calmo o suficiente.
Nunca force o seu pássaro a falar. É preciso prática. Se você quer que ele aprenda a falar mais rápido, brinque com ele mais vezes.
Comece por ensinar seus periquitos uma palavra, então você pode avançar para frases.
Se ele disser o que você ensinou, dê-lhe um mimo para que o periquito aprenda o que você quer que ele faça.
Avisos
Não tente agarrar o seu periquito quando ele cometer erros, todo mundo faz isso às vezes.
Nunca tente agarrar o seu periquito por qualquer motivo. Ele vai te odiar!
Você está provavelmente ensinando um periquito relaxado e ele também pode querer um professor relaxado que não vai demonstrar qualquer estresse ou maluquice. Ao invés, mostre que você realmente não se importa se ele faz erros e mostre sua calma.
Cuidado com mordidas súbitas de seu periquito.
Materiais Necessários
Psitacídeos
Galho de Painço (isso é opcional, não precisa ter, mas pode ser mais fácil para que você possa ensiná-lo. É apenas uma recompensa gostosa e simples para o seu periquito)
0 comentários:
Postar um comentário