Como Comprar uma Calopsita

Calopsitas são excelentes bichinhos de estimação. Elas representam a segunda mais popular espécie da família dos papagaios, e não sem boa razão! Elas podem viver por mais de quinze anos, e são extremamente afetivas, tendo excelentes personalidades. Elas adoram assentar-se sobre seu ombro, e podem ser ensinadas bem facilmente.

Passos

  1. Buy a Pet Cockatiel Step 1.jpg
    1
    Pesquise. Apenas porque calopsitas parecem ser o pássaro ideal para você, é preciso ter certeza. Você pode arcar com os custos de ter uma? Eles podem chegar a até R$ 700 para suprir a todas as suas necessidades. Você tem espaço suficiente para a gaiola? Gaiolas podem ocupar bastante espaço em uma casa. Você pode investir algumas horas diariamente para manter esse ativo bichinho feliz? Você precisará alimentá-lo, limpar sua gaiola, cortar vegetais frescos e passar tempo com esse novo companheiro diariamente. Você pode arcar com os custos da comida para pássaros? Ela pode chegar a custar R$ 120 por ano, sem incluir presentes, vegetais, brinquedos e outras necessidades. Você conhece um bom veterinário aviário? É melhor buscar por um que seja especializado em aves; aqueles que cuidam de cachorros e gatos não são adequados para os seus pássaros. Tudo isso deve ser considerado antes de seguir em frente.

  2. Buy a Pet Cockatiel Step 2.jpg
    2
    Compre uma gaiola grande o suficiente para dar ao pássaro liberdade para voar confortavelmente — pelo menos 60x50x64 cm para uma única calopsita.Duplique o tamanho da gaiola se você for adquirir um par. Calopsitas são pássaros extremamente ativos, então assegure-se de ter muitos brinquedos para manter os seus bichinhos entretidos. Lembre-se que o seu pássaro defecará constantemente, aproximadamente a cada 20 a 30 minutos. Você precisará empilhar papel de jornal antecipadamente para manter a base da gaiola limpa. Jogue fora jornais coloridos que possam fazer mal à calopsita. Lembre-se de desinfetar toda a gaiola com água quente pelo menos uma ou duas vezes por mês!
  3. Buy a Pet Cockatiel Step 3.jpg
    3
    Busque informações sobre como adotar um pássaro de um abrigo ou organização de resgate. Calopsitas amigáveis e muito amáveis são frequentemente dadas a organizações de resgate porque seus donos iniciais as compraram por impulso sem perceber o trabalho que elas podem dar. A alegria de cuidar de uma calopsita será ampliada ainda mais se você souber que fez ao pássaro o favor de salvar sua vida.
  4. Buy a Pet Cockatiel Step 4.jpg
    4
    Encontre uma pet store ou criadouro confiáveis para fazer a compra de uma calopsita. Pesquise um pouco em sua área, conferindo lugares e pessoas que vendem calopsitas. Se você conhece alguém que possui uma, considere perguntar-lhe onde conseguiu sua calopsita ou se recomendariam alguém. Não confie somente nesse conselho, mas lembre-se que ele pode ser um excelente ponto de partida. Assegure-se de que o lugar cuida bem de quaisquer bichinhos que vende, lembrando-se que pode haver uma grande diferença entre calopsitas criadas à mão daquelas criadas como pássaros 'aviários'.
  5. Buy a Pet Cockatiel Step 5.jpg
    5
    Assegure-se de que o pássaro tenha olhos claros, um nariz limpo (sem penas amarronzadas acima das narinas), e tenha a certeza de que ele é ativo.Se ele estiver doente, as penas estarão sujas, emplumadas, e ele talvez prefira ficar na base da gaiola. Ainda, você deverá conferir sua região inferior, observando se há fezes presas às penas. Isso pode ser sinal de uma doença, de modo que é importante evitar pássaros que apresentem esses sintomas.
  6. Buy a Pet Cockatiel Step 6.jpg
    6
    Confira a idade do pássaro. Um bom indicador em calopsitas cinzas normais é a coloração cinzenta de seus bicos — quanto mais escuro, mais velho é o pássaro, de modo geral.
  7. Buy a Pet Cockatiel Step 7.jpg
    7
    Tente deixar que a calopsita faça a escolha — prefira aquele que pareça ter interesse por você. Não se trata apenas de escolher o pássaro com as penas mais belas.
  8. Buy a Pet Cockatiel Step 8.jpg
    8
    Observe os pássaros e escolha aquele que parece mais curioso e brincalhão.Ele pode ser aquele que quer uma coceira no pescoço ou aquele que mais brinca com algo na gaiola — o que funcionar. Escolha o pássaro que mais apele a você — lembre-se que cada animal pode ter sua própria e distinta personalidade, então observe-o bem e escolha aquele que você acredita lhe completará mais adequadamente.
  9. Buy a Pet Cockatiel Step 9.jpg
    9
    Familiarize o pássaro à sua nova casa permitindo que ele se acostume à gaiola. Ele estará cansado, e você deve deixar que ele descanse por uma noite ou duas. Antes de começar a treinar o seu pássaro, coloque alguns petiscos na gaiola de modo que ele saiba que você é bom a ele. Então, você pode começar a brincar com ele e trazê-lo para fora. Nesse ínterim, converse com o pássaro e lembre-se de não deixar a gaiola sozinha. Faça com que ele sinta que ele não está sozinho. Lembre-se que a pet store, o criadouro ou o dono anterior poderia ter muitos outros pássaros ao redor, então socialize-se com a sua calopsita. Converse com ela sempre que possível, já que calopsitas adoram isso na maior parte do tempo. Se você não estiver por perto frequentemente, deixe música ou a televisão ligada para que ela escute.
  10. Buy a Pet Cockatiel Step 10.jpg
    10
    Comece a treinar a sua calopsita. A primeira coisa que você deve ensinar é a assentar-se em seu dedo. Isso lhe permite transportá-la para outro cômodo com você, ou simplesmente lhe deixa observá-la. Quando a sua calopsita estiver adaptada à gaiola, coloque o dedo em seu corpo e empurre-o levemente para cima, dizendo "sobe". Ela pode tentar subir imediatamente, o que é ótimo. Após dizer a ele que suba, dê ao pássaro um petisco e elogie-o. Nunca force a sua calopsita a subir em seu dedo. Isso a traumatizará, e pode fazer com que ela se torne pouco amigável com você. Apenas acostume o seu pássaro à ideia de que, se ele subir em seu dedo, ele será recompensado.
  11. Buy a Pet Cockatiel Step 11.jpg
    11
    Calopsitas não são famosas por recitar longas frases ou conversas, como algumas espécies de papagaios, mas elas podem felizmente ser ensinadas a dizer várias frases menores. Não espere que elas cantem como um Cinza Africano. Elas são extraordinários assobiadores, e algumas até mesmo assobiam temas musicais! Qualquer pássaro ou animal jamais oferece a garantia de fazer as coisas que deles é esperada. Pode levar meses e horas para ensinar alguns pássaros a executar alguma ação, e alguns podem jamais fazê-lo mesmo com o mais amoroso dono treinando-o e utilizando a última tecnologia.
  12. Buy a Pet Cockatiel Step 12.jpg
    12
    Dê à calopsita banhos frequentes. Use uma garrafinha spray cheia de água destilada para dar à calopsita uma chuveirada a cada dois dias ou uma vez por semana. Acostume-a à rotina com um spray ou dois no começo. Não demorará muito até que simplesmente ver o spray traga a calopsita para um poleiro próximo. Elas amam o spray com água, e abrirão as assas e virarão o corpo até estarem encharcadas! Como ocorre com cães, elas chacoalharão o excesso. Lembre-se de não fazê-lo quando estiver muito fora ou se o seu pássaro estiver fora de casa, ou quando estiver próximo de escurecer, ou à noite.
  13. Buy a Pet Cockatiel Step 13.jpg
    13
    Limpe as sementes diariamente. Despeje 350g de sementes na bandeja diariamente, enchendo-a com sementes frescas. Quando a bandeja estiver meio-cheia, assopre-a para remover as cascas e os resíduos até que as sementes puras permaneçam. Essa limpeza é melhor quando feita fora de casa, despejando as sementes em outra bandeja e retornando-a até que o mais leve esteja por cima, assoprando-o, por fim. Se o seu pássaro suja a bandeja, coloque dois prendedores de roupa opostos um ao outro nas bordas, permitindo acesso à comida, mas desencorajando o uso do espaço como poleiro.
  14. Buy a Pet Cockatiel Step 14.jpg
    14
    Alternativamente, você pode simplesmente assoprar as cascas da bandeja no começo ou final do dia. Retire a bandeja de sementes da gaiola, leve-a para fora e assopre-a gentilmente. Você observará as cascas voando para fora. Dê uma leve balançada no recipiente uma ou outra vez para ter a certeza de ter assoprado a todas as cascas. Fazê-lo diariamente e manter as sementes frescas por cima assegura que a sua calopsita tenha sempre suficiente comida à sua disposição.

Dicas

  • Algumas calopsitas são bem falantes — ou seja, elas gorjeiam e dão gritos tanto quanto podem. Isso é algo cotidiano ao se ter uma calopsita, e há muito pouco que pode ser feito a respeito. Você pode desencorajar os altos ruídos durante a manhã deixando um lençol sobre a gaiola até não estar tão sensível aos sons da manhã, mas  jamais deixá-lo durante todo o dia. Calopsitas são pássaros sociais — cobrir a gaiola isola-as do mundo externo, e elas podem acabar se sentindo deprimidas.
  • Jamais compre uma calopsita com pedaços de penas faltando. O dono da loja pode dizer que ela está só um pouco doente, ou que os outros pássaros arrancaram suas penas, mas, ainda assim, não compre o pássaro. O que o dono diz pode ser bem verdade, mas áreas sem penas representam um sinal de depressão em pássaros, e sinais de que aquela calopsita em particular pode ser mais difícil de agradar, ou até mesmo estar doente. Não a compre. Não se sinta um herói se acabar decidindo por adquirir uma calopsita sofrida ou doente. Isso somente encoraja o dono da loja a continuar vendendo os enfermos. E não escolha uma calopsita apática. Ela pode parecer "mansa", mas pode acabar hospedando doenças.
  • Calopsitas são como seres humanos quando se trata de comida — todos temos nossos gostos e desgostos, e pode levar algum tempo até encontrar a combinação saudável e gostosa ao seu pássaro, quando se trata de petiscos e alimentos frescos. A maioria das calopsitas gosta de brócolis, e algumas gostam de maçãs ou cenouras. Grama também é uma boa opção — se você sabe que está boa (não deve ser recém-cortada e deve estar ausente de venenos). Você pode solucionar esse problema usando um pouco de suas sementes em uma pequena bandeja e 'brotando' outras.
  • Ao alimentar o seu pássaro, coloque somente o suficiente para cobrir a base, e um pouco mais. Se você trocar a comida diariamente, isso será o suficiente. Apenas faça isso se você tiver a certeza de oferecer alimento fresco todos os dias, duas vezes se necessário. Mais, e a comida na base será desperdiçada se você trocar as sementes sem assoprá-las.
  • Se você encher a bandeja de sementes, lembre-se de assoprar as cascas diariamente, preenchendo-a sempre que necessário com alimento fresco. Esteja preparado para mais bagunça, de qualquer maneira — alguns pássaros gostam de agitar um pouco das sementes da base para ter acesso ao 'chão', já que isso emula a caça às sementes 'na natureza'.
  • Experimente dar às calopsitas frutas e vegetais, pois elas precisam de uma dieta variada. É importante notar que muitas calopsitas adoram sementes de girassol, de modo que pode ser uma opção a dar às suas. No entanto, devido a seu alto conteúdo lipídico, você deve limitar as sementes de girassol a um mínimo — talvez 1 a 2 por calopsita. Painços são também uma opção favorita, e podem ser agregados à dieta uma vez por semana.
  • Ao comprar sementes, busque uma mescla feita para calopsitas ou para papagaios pequenos — evite aquelas feitas para grandes espécies como as cacatuas.
  • Lembre-se das sementes que não agradarem à sua calopsita, evitando sua compra da próxima vez.
  • Você deve sempre alimentar os seus pássaros diariamente, limpando a gaiola semanalmente ou com maior frequência, dependendo da quantidade de excreções na base.

Avisos

  • Não dê ao seu pássaro chocolate, abacate, café, bebidas ou alimentos cafeinados, álcool, cogumelos, cebolas ou berinjela. Esses alimentos são altamente tóxicos a calopsitas.
  • Não deixe as suas calopsitas em uma gaiola com periquitos, como muitos donos fazem. Periquitos podem maltratar calopsitas de modo extremo, chegando a expulsá-las para longe de outros pássaros, da comida ou da fonte de água! O mesmo pode ocorrer de modo inverso. No entanto, periquitos e calopsitas podem às vezes criar uma boa conexão, apresentando o mesmo amor que um par romântico. Aviso: Alguns periquitos (em especial fêmeas) podem arrancar penas incessantemente, fazendo as suas calopsitas parecerem carecas!
  • Não compre uma calopsita de uma loja ou de um dono com pássaros doentes. Pode se tratar apenas de 1 ou 2, mas a doença pode se espalhar. Não seja vítima de um dono que compra uma linda calopsita aparentemente saudável e vivaz, para vê-la morrer uma semana depois de uma doença imprevisível. No entanto, você deve levar a calopsita a um bom veterinário aviário já de início — por precaução.
  • Algumas pessoas podem recomendar a compra de uma gaiola para periquitos pequenos, usando-a para a sua calopsita. Calopsitas precisam de gaiolas muitomaiores do que periquitos. 60x50x64 cm é um bom tamanho para uma única calopsita.
  • Esses pássaros normalmente se apegarão mais a um membro da família. Por isso, assegure-se de realmente querer uma calopsita antes de comprar uma.

  • Materiais Necessários

  • Gaiola — assegure-se de que o espaço entre as barras seja pequeno o suficiente para evitar que o pássaro coloque nele a cabeça e fique preso, tendo a certeza de que ela possua portas de acesso suficientes para você.
  • Poleiros de diversos tamanhos. Hastes naturais são ótimas — gratuitas, insubstituíveis e muito melhores para os pássaros do que os modelos de cimento, que podem causar danos e cortes aos pés das calopsitas. Variadas larguras permitirão aos pés dos pássaros manter sua saúde, sendo importante haver pelo menos um poleiro largo, ao qual os pés da calopsita não se 'agarre' completamente, envolvendo-o.
  • Brinquedos — espelhos e sinos são frequentes favoritos, mas seja criativo. Se você for criar os seus próprios, pense na segurança como se tratasse de algo para um bebê.
  • Bandejas de comida (preferivelmente de aço inoxidável ou plástico resistente).
  • Um bom livro de cuidados para calopsitas ou muita pesquisa antecipada, como com qualquer compra de um bichinho de estimação.
  • Amor, compromisso e muito cuidado amoroso.

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger